Mato Grosso, Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024     
Novo Portal
Palestra com presidente da OAB marca abertura de atividades complementares do curso de Direito
O evento teve como base a temática A Advocacia e suas Perspectivas para o Século XXIII
Palestra com presidente da OAB marca abertura de atividades complementares do curso de Direito
09/03/2004 15:48:11
por Coordenadoria de Comunicação Social

Acadêmicos do curso de Direito da Unemat e profissionais da área jurídica, lotaram, ontem a noite, 08, o auditório do Centro Municipal de Cultura de Cáceres para assistirem a palestra do presidente do Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Francisco Faiad, que abordou o tema a Advocacia e Suas Perspectivas para o Século XXI.

Promovido pela Faculdade de Direito (Fadir) e seu respectivo departamento, o evento marcou o início das atividades complementares do semestre 2004/01 do curso, tendo como objetivo oportunizar aos acadêmicos a interação com temáticas e posicionamentos de autoridades na área jurídica. “A motivação é estarmos trazendo maiores informações e esclarecimentos para nossos acadêmicos, que são futuros operadores do Direito”, afirma Maria Luisa Faro, diretora da Fadir.

Para o chefe de departamento do curso de Direito, Campus Jane Vanini, em Cáceres, Adriano Silva, esta é a primeira de uma série de atividades planejadas para a comunidade acadêmica com vistas a enriquecer a dinâmica do trabalho do curso. Proposta que tem sido fortalecida, segundo ele, com a interação entre a Unemat e a Ordem dos Advogados do Brasil.

Em sua abordagem Francisco Faiad defendeu a ampla disponibilidade na oferta de cursos de Direitos no Brasil, apesar de apresentar preocupação com a forma como os cursos vem sendo abertos. “Se por um lado nós somos a favor da abertura de cursos jurídicos para nossa população, nós também temos a responsabilidade de que esses cursos oferecidos garantam um ótimo ensino” afirma Faiad, lembrando que a maioria dos cursos jurídicos do país são de natureza privada e que é necessário manter-se em alerta para impedir que haja danos à formação desses acadêmicos.

“A preocupação é que esses cursos sejam de bom nível, a fim de que não se transformem em estelionato contra o estudante que paga caro e não tem um ensino correspondente”, ratifica Faiad.

Referindo-se a necessidade de compromisso do acadêmico de Direito com as mudanças da sociedade o presidente do Conselho Estadual da OAB pontuou para os alunos da Unemat, a expectativa da utilização do Direito como instrumento de transformação social.

“Há toda uma esperança depositada nas mãos dos universitários brasileiros, que fazem parte da elite intelectual e cultural desse pais, para que a situação do nosso Brasil possa ser mudada e principalmente o bacharel de Direito que tem nas mãos a chance de modificar o país por dentro através da legislação, do pensamento jurídico”, enfatiza Faiad.

Estiveram presentes no evento, compondo a mesa de autoridades, o presidente da OAB em Cáceres, Fábio de Sá; o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Fábio Capilé; Conselheiro da OAB, Adriano Ambrósio; e Sebastião de Morais, presidente do Centro Acadêmico de Direito.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada